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SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma Resposta Social integrada na Associação de Socorros da Freguesia de Turcifal.

O que é o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)?

O SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
O SAD tem capacidade para acolher 30 utentes.

Quem pode ser utente do SAD?

São critérios de admissibilidade neste serviço:

  • Pessoas com 65 e mais anos cuja situação / problema não lhes permita a realização das suas atividades de vida diária;
  • Pessoas de idade inferior a 65 anos em condições excecionais em que se comprove ser a resposta de Serviço de Apoio Domiciliário a mais adequada;
  • Apresentar necessidades que se enquadrem na capacidade de resposta dos serviços;
  • Vontade manifesta do indivíduo a vir beneficiar do serviço.

O interessado e/ou família deverá dirigir-se ao Centro de Dia da ASFT para efetuar uma inscrição/candidatura.
As inscrições e candidaturas são avaliadas pela Assistente Social e mediante a existência de vaga e aprovação da Direção, será realizada a admissão. A Instituição reserva-se no direito de recusar a admissão sempre que se verifiquem circunstâncias passíveis de colocar em perigo a vida ou integridade física dos utentes e/ou sempre que o candidato requeira cuidados médicos permanentes para os quais a resposta social não está vocacionada.

Qualidade de Serviço

A Equipa do SAD é composta por uma equipa de profissionais multidisciplinares que em conjunto asseguram cuidados básicos e promovem várias atividades no sentido de contribuir para a promoção da qualidade de vidas dos utentes através de vários serviços:

  • Fornecimento da Alimentação (Almoço e reforço jantar);
  • Higiene Habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Prestação de Cuidados de Higiene e Conforto Pessoal;
  • Tratamento de roupa do uso pessoal do utente;
  • Serviço de Teleassistência;
  • Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, deslocação a entidades da comunidade ou apoio na aquisição de bens e pagamento de serviços na situação de utentes com maior dificuldade de mobilização;

Outros Serviços Complementares:

  • Prestação de pequenos cuidados de saúde (medição de glicémia e/ ou tensão arterial e administração de medicação);
  • Apoio psicossocial a utentes e familiares;
  • Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes;
  • Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades;
  • Aquisição e fornecimento de medicação;
  • Fornecimento de material de incontinência (fraldas, pensos e resguardos, etc.).

Horário de Funcionamento

O funcionamento do SAD é:
De 2ª a 6ª Feiras entre as 9h00 e as 14h00 - 15h00 e as 17h00;
Sábados e feriados das 08h30 às 13h30.

CONSULTAR REGULAMENTO INTERNO

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